Informação com credibilidade


Dicas da PM - Golpes mais comuns

Conto da aposentadoria - Nesse caso, a vítima não é contribuinte da Previdência Social. O golpista identifica-se como fiscal da Previdência e, demonstrando bom conhecimento de assuntos previdenciários, prontifica-se a conseguir aposentadoria para a vítima, mesmo que sem a contribuição mensal. Esta aceita a proposta e paga várias parcelas em dinheiro pelo serviço. Quando a vítima percebe que tudo não passou de um golpe, o estelionatário some. As denúncias referentes a esse tipo de golpe podem ser feitas pelo Prevfone (0800-780191), de segunda a sábado, das 7 às 19 horas.
 
Golpe do reajuste atrasado - O golpista identifica-se como funcionário de algum sindicato ou associação e age na saída de bancos ou próximo a entidades de classe. Ele aborda as vítimas dizendo que elas têm direito a receber os reajustes atrasados do benefício previdenciário, oferecendo-se, imediatamente, para agilizar o processo na Previdência Social. Para tal, pede alguns documentos e, para cobrir as despesas, um depósito de 10% do valor ao qual, segundo ele, a vítima terá direito pelos reajustes. Após receber o dinheiro, o estelionatário desaparece.
 
Golpe do cartão engolido - O golpista, usando um produto aderente, faz com que o cartão magnético do banco utilizado pela vítima fique preso no caixa eletrônico. O estelionatário fica à distância, observando a vítima digitar a senha do cartão. Após várias tentativas, a vítima desiste de usar a máquina e deixa o cartão. O golpista retira o cartão e saca todo o dinheiro disponível na conta corrente.
 
Golpe do cartão eletrônico - Envolve muita preparação dos golpistas. Em primeiro lugar, eles colocam no caixa eletrônico um dispositivo que prende o cartão magnético do cliente. Logo depois, os estelionatários esperam a vítima. Um deles fica em frente ao caixa eletrônico e coloca um aviso, com o logotipo do banco e o telefone para informações. A vítima, ao ver seu cartão retido, pede informações ao golpista. Esse afirma que o caixa deve estar com defeito, pois foi colocado um aviso do lado de fora da cabine. A vítima decide usar o telefone e é atendida por outro estelionatário, o qual se faz passar por funcionário do telemarketing do banco. A vítima fornece dados como o número da sua conta e a sua senha numérica e é orientada a procurar uma agência bancária para formalizar o extravio do cartão. Com a senha e o cartão em mãos, os golpistas sacam o dinheiro da conta.
 
Recadastramento bancário - Esse é realizado por telefone. O golpista liga para a vítima e diz ser representante do banco no qual ela possui conta. Na conversa, o estelionatário induz o correntista a fazer seu recadastramento bancário, digitando os números da sua agência, da sua conta e da sua senha. Com equipamentos capazes de identificar os sinais sonoros dos números digitados, os golpistas conseguem ter acesso a essas informações e sacar o dinheiro da vítima.
 
Homem da pizza - É um dos mais freqüentes em condomínios. Um integrante da quadrilha se faz passar por entregador de pizza, flores ou carteiro. O Porteiro é rendido quando se aproxima para receber a encomenda. O falso entregador chama comparsas. Eles esperam os moradores passarem pela portaria para levá-los até seus apartamentos, para então rouba-los.
 
Corretor de imóveis - Este golpe geralmente é aplicado quando a quadrilha já obteve informações sobre o condomínio que pretende assaltar. Um dos integrantes se faz passar por corretor e pede ao porteiro a chave de um apartamento que esteja à venda, dando, inclusive, detalhes da imobiliária e do imóvel. Uma vez dentro do condomínio chama o resto do bando e rende os moradores.
 
Falsa doméstica - Falsas empregadas pedem baixos salários e dão a impressão de terem vários atrativos adicionais. Não costumam fornecer referências. As que integram quadrilhas esperam a primeira viagem da família para entregar a chave ao bando.
 
Batida na garagem - Tarde da noite o porteiro comunica-se com um determinado apartamento e diz que um vizinho bateu na traseira do seu carro durante uma manobra. Diz que ele quer acertar logo os detalhes do conserto. Ao descer, o morador chamado é rendido e levado de volta para o seu apartamento para ser roubado.
 
Estranha inundação - Começa a entrar água por baixo da porta do seu apartamento. Ao espiar pelo olho mágico, á única coisa que você vê é a funcionária da limpeza do prédio lavando o hall de seu andar. Ao abrir a porta, um dos integrantes da quadrilha aparece de surpresa.
 
Boa aparência - Com carros vistosos e caros, as quadrilhas imitam o padrão de vida dos moradores dos condomínios. Entram tranqüilamente pela portaria ou garagem, burlando porteiros, que, inibidos com a aparência dos invasores, não pedem identificação.
 
Conto da pechincha - O malandro oferece à vítima, na rua, um equipamento eletrônico pela metade do preço. Pega o dinheiro e foge. Deixa a pessoa esperando ou entrega uma caixa com tijolos.
 
Falso mecânico - O primeiro passo dos vigaristas é criar um problema no carro da vítima. Alguns colocam um saco de estopa no escapamento do veículo. Um deles se aproxima e avisa que há um problema. Surge um mecânico, na realidade o parceiro do estelionatário, que finge resolver o problema e cobra um alto preço pelo "serviço".
 
Boa-noite, Cinderela - Costuma acontecer em bares e discotecas. O malandro seduz a vítima e vai até sua casa ou a um motel. Oferece um drinque com sonífero. Quando ela dorme, rouba o que estiver ao alcance.
 
Golpe do telefone - O golpista liga para a vítima dizendo ser funcionário do banco. Como ele já possui algumas informações sobre a pessoa, tais como número da agência e data de aniversário, fica fácil convencê-la a digitar no telefone a senha do cartão magnético. Em seguida, usa essas informações para sacar seu dinheiro da conta.
 
Golpe da sujeira - O estelionatário suja o ombro do paletó de um executivo sem que ele perceba. Um comparsa aborda a vítima, oferecendo-se para tirar a mancha. Na primeira oportunidade, rouba a carteira ou a pasta.
 
Falso vendedor de passagens - Vestido como os funcionários das empresas rodoviárias, o golpista oferece passagens falsas com desconto, principalmente em feriados, quando elas se esgotam rapidamente.
 
Consórcio sorteado - Os estelionatários anunciam nos jornais a venda de consórcios sorteados. Pedem documentos pessoais e cobram taxa antecipada. O veículo jamais é entregue.
 
Falso bilhete premiado - Um dos mais antigos. O vigarista se faz passar por desinformado, que não sabe como trocar o prêmio de loteria. Vende o bilhete geralmente a mulheres idosas.
 
Conto da aliança - A vítima encontra uma aliança no chão. O vigarista se aproxima e conta que achou a outra do par, oferecendo-a por um preço vantajoso. Na realidade são bijuterias baratas.
 
COMO EVITAR:
 
Não compre tapetes havidos como de procedência estrangeira de "turistas" desconhecidos em aperturas financeiras. É o conto do Magliari; são produtos nacionais de baixa qualidade, desprovidos de etiquetas, negociados como falso contrabando, por preços várias vezes superiores ao real.
 
Cuidado com benzedeiras, rezas, e despachos. Denuncie os exploradores da credulidade pública e jamais permita que um deles entre em sua casa.
 
Não acredite em "honrosas ofertas" de compra de lotes de terreno por telefone. Há malandros que vivem à custa do chamado trabalho de macaco, ou seja, conversa fiada pelo telefone para impingir terrenos "frios" aqueles que crêem estar falando com pessoas de projeção.
 
Reserve seus donativos e óbulos para entidades idôneas credenciadas pelo Serviço Social do Estado e Serviço de Fiscalização das Associações de Caridade. Não confie na conversa de angariadores que não exibam credenciais legítimas.
 
Não acredite em "Revelações" e Profecias feitas por ciganas que apareçam em sua casa. Elas só desejam se apropriar de seus valores. Chame a polícia.
 
Uísque falsificado é antes de tudo um produto nocivo a sua saúde. Acautele-se contra os espertalhões que vendem gato por lebre.
 
Quando estiver transportando valores não se deixe distrair por qualquer motivo. Cuidado com os descuidistas que vigiam e que querem furtá-lo.
 
Não dê esmolas pelo telefone ou pelo correio. No geral quem solicita dessa forma não tem coragem de fazê-lo pessoalmente. É vigarice.
 
Ao vender qualquer de seus bens, não se impressione com o alto preço ofertado, investigue antes a idoneidade do comprador.
 
Não se deixe levar pelas promessas de curandeiros e charlatões que falam em curas milagrosas. Eles só querem apropriar-se de seu dinheiro em prejuízo de sua saúde.
 
Desconfie sempre do fiscal rigoroso que rapidamente se prontifica a quebrar o galho mediante propina - é um malandro. Chame o policial mais próximo.
 
Não confie a guarda ou o transporte de valores a menores ou pessoas inexperientes. Se for obrigado a fazê-lo, alerte-os contra a ação dos vigaristas que agem nos centros bancários.
 
Ao fazer negócios com desconhecidos não se deixe embair por referências favoráveis colhidas em fontes igualmente desconhecidas. Procure confirmar as informações recebidas com pessoas de sua confiança.
 
Ao investir suas economias em um consórcio, não acredite em todas as promessas do vendedor e leia com atenção o contrato que vai assinar para não se arrepender mais tarde.
 
Pessoa simplória que o aborda na rua com um bilhete premiado para receber é um malandro que deseja lesá-lo. Chame o policial mais próximo.
 
Se você for interpelado por alguém que se diz policial, exija a exibição de sua cédula de identidade funcional. É um direito seu e sua garantia.
 
Cheque visado dado em pagamento por desconhecidos, fora do expediente bancário, deve ser confirmado pelo banco sacado antes de ser aceito como dinheiro em espécie.
 
A Casa da Moeda não tem filiais. Não acredite em métodos especiais de reproduzir dinheiro verdadeiro. É o conto da guitarra, chame a polícia.
 
Agências de emprego que cobram taxas antecipadas, a pretexto de conseguir colocações, não passam de arapucas disfarçadas. Denunciem-nas.
 
Desconfie sempre do providencial mecânico que aparece quando seu carro enguiça na rua sem motivo aparente. É o conto do mergulho.
 
Seu carnê foi premiado? Parabéns! Todavia não pague nada a ninguém até certificar-se sobre o resultado do sorteio.
 
A ambição desmedida do lucro fácil favorece o engodo preparado pelos vigaristas. Não se deixe levar por ofertas fabulosas e negócios da China.
 
A ambição desmedida do lucro fácil favorece o engodo preparado pelos vigaristas. Não se deixe levar por ofertas fabulosas e negócios da China.
 
Não confie sua carga a carreteiros desconhecidos, portadores de documentação duvidosa. O frete poderá custar mais caro do que você pensa.
 
Negócios muito vantajosos que surgem da noite para o dia geralmente dissimulam um bem engendrado conto do vigário. Tenha cuidado!
 

CARNAVAL 2013 - PM reforça policiamento em todo o Estado

CARNAVAL 2013 - PM reforça policiamento em todo o Estado

 

Para dar segurança e tranquilidade à população e aos foliões no período carnavalesco deste ano, a Polícia Militar vai reforçar o policiamento em todo o Estado. As ações serão iniciadas às 18h desta sexta-feira, 8, e se estenderão até as 12h da Quarta-feira de Cinzas, 13. O efetivo da operação Minas em Segurança, iniciada em 15 de dezembro do ano passado, também atuará no policiamento do Carnaval.

No feriado prolongado, serão realizadas blitze nas divisas de Minas Gerais com outros Estados e intervenções em áreas críticas, nos corredores de segurança e em rodovias. As ações para o feriadão de Carnaval se estenderão para os locais onde ocorrerão desfiles e bailes carnavalescos e onde houver aglomeração de foliões.

O esforço consta de ações e operações de policiamento ostensivo e preventivo com o emprego de componentes das 18 Regiões de Polícia Militar, Comando de Policiamento da Capital – CPC, do Comando de Policiamento Especializado – CPE e da Academia de Polícia Militar - APM.

No Carnaval 2013, serão priorizados os bailes populares, realizados em vias públicas, e em pontos onde tiver programados desfiles de escolas de samba e de blocos caricatos.

O radiopatrulhamento envolverá ações de prevenção de crimes contra o patrimônio, arrombamentos a residências e estabelecimentos comerciais. As ações nas cidades turísticas serão deflagradas nos horários que antecederem a programação dos eventos.


TRÂNSITO
As operações darão ênfase a aspectos preventivos e educativos, com abordagens de veículos e distribuição de informativos contendo dicas de segurança. O policiamento nas rodovias, principalmente naquelas que dão acesso a cidades turísticas e a áreas de preservação ambiental, também será intensificado.

 

Nas rodovias, a PM desenvolverá policiamento de trânsito nos dias, locais e horários de maior incidência de registros de acidentes, ocorrências e infrações de trânsito. Fará, também, buscas para desarmar pessoas e coibir o transporte de produtos de furto e drogas.

No que diz respeito ao meio ambiente, a PM também estará atenta para a proteção aos recursos naturais, caça e pesca predatórias e ao transporte irregular de produtos e subprodutos da flora e da fauna.

As companhias de Polícia Militar Rodoviária desenvolverão operações a partir do dia 8, com fiscalização de veículos e de documentos. As operações de trânsito rodoviário incluem blitze educativas e repressivas, com utilização do radar e do etilômetro (bafômetro) para fazer a Lei Federal 12.760 – Lei Seca.

BELO HORIZONTE
Na Capital, o policiamento será reforçado no período carnavalesco, principalmente na Praça da Estação e no Boulevard Arrudas, onde haverá desfiles de escolas de samba. A Polícia Militar dedicará atenção para os pontos onde ocorrerem bailes populares e desfiles de blocos caricatos.

Durante o feriado prolongado, quando um grande número de pessoas viaja para outros Estados, ocorre uma redução considerável da população e, consequentemente, muitas residências ficam vazias, tornando-se alvos para delinqüentes.

Serão adotadas estratégias especiais de policiamento, para inibir, prevenir e reprimir arrombamentos, com reforço especial nos bairros. Belo Horizonte contará com um reforço diário de policiais militares nos eventos carnavalescos.

Na Via 240, onde ocorrem apresentações de blocos, os policiais militares farão a segurança dos foliões sem deixar de lado o patrulhamento rotineiro. A segurança será reforçada também nas regionais, clubes e nos locais onde houver aglomerações de pessoas.

A cidade contará com o reforço das viaturas do projeto Polícia e Família, da Patrulha de Prevenção Ativa, da Patrulha de Operações e das viaturas Tático Móvel das Unidades que compõem o CPC.

 

INTERIOR
Em cidades históricas como Ouro Preto, São João Del-Rei, Sabará, Itabirito, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Abaeté e Nova Lima, dentre outras, serão deflagradas blitze e operações no centro e em pontos estratégicos, com o objetivo de evitar possível entrada de drogas e armas nos locais das festas. As ações policiais serão ainda voltadas para a proibição do uso de bebida alcoólica para quem for dirigir.

O policiamento será intensificado também nas estâncias hidrominerais e nas cidades de Pedro Lepoldo, Sete Lagoas, São João del-Rei, Diamantina, Esmeraldas, Pirapora, Capelinha, Governador Valadares, Fernandes Tourinho, Frei Inocêncio, Itanhomi, Marilac, Mathias Lobato, Periquito, Sobrália, Raul Soares, Engenheiro Caldas, Felisburgo, Jequiti, Rubim, Jacinto, Salto da Divisa, Pompéu, Lagoa da Prata e Morada Nova de Minas.

As ações serão também reforçadas durante os dias de festas pré-carnavalescas. Para preservar os centros das cidades históricas, a PM conclama os foliões e moradores do município a agirem de forma a proteger o acervo arquitetônico de época, que é preservado e tombado pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

DICAS DE AUTOPROTEÇÃO

SUA CASA ESTARÁ MAIS SEGURA SE VOCÊ:

- verificar se portas e janelas estão trancadas;
- fortalecer os pontos vulneráveis do seu imóvel;
- não deixar à vista ferramentas, escadas, tamboretes e marretas;
- fechar cortinas e pedir ao vizinho para apagar as luzes, durante o dia;
- pedir ao vizinho para recolher suas correspondências;
- se necessário, peça a um parente para ficar de olho na sua casa.
- não colocar cadeados do lado de fora do portão;
- não comentar com pessoas estranhas que vai viajar;
- pedir ao porteiro do prédio para fazer sigilo sobre sua viagem;
- formar uma rede de vigilância comunitária;
- verificar suas instalações de gás e eletricidade.

SUA VIAGEM SERÁ MAIS TRANQUILA SE VOCÊ:
- revisar o veículo, antes da viagem;
- não beber e nem dirigir com ressaca;
- respeitar a sinalização e não fazer ultrapassagem perigosa;
- não brigar e nem discutir com outros motoristas;
- não parar onde houver aglomeração de pessoas;
- manter os vidros fechados, as portas travadas e o alarme acionado;
- não der carona a desconhecidos;
- não deixar documentos e objetos expostos no carro;
- só estacionar em locais movimentados;
- não parar em locais suspeitos.
- dirigir com segurança, respeitando a sinalização;
- usar o cinto de segurança;
- se colocar a cadeira adequada para as crianças;
- não usar celular dirigindo.

NA RUA, VOCÊ ESTARÁ PROTEGIDO SE:

- não ostentar objetos de valor e altas somas em dinheiro;
- evitar passar em ruas ou praças mal iluminadas;
- sair com cartões de crédito só se houver muita necessidade;
- separar pequenas quantias para pagar despesas;
- não reagir a assaltos e acionar a PM pelo 190;
- não discutir com estranhos;
- se for discreto nas compras.

E LEMBRE-SE:
A Polícia Militar está sempre à sua disposição, 24 horas por dia.